Cenas

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Estado de espírito

Ultimamente não tenho tido nem tempo nem pachorra para escrever artigos para o blog. Esta fase final do tempo lectivo matou-me. Já não bastava termos os exames (para os quais me vou dedicar nesta semana), ainda tivemos de apresentar um monte trabalhos. E eu, como bom português, deixei tudo para cima da hora. Felizmente, correu tudo bem e, apesar do cansaço, trago o alívio de duas semanas de desespero.

Agora a preocupação são os ditos exames nacionais. Tenho que rever toda a matéria das quatro disciplinas ás quais me vou submeter a exame (sim, eu vou fazer quatro exames). Conclusão: uma semana de clausura, mergulhado em pilhas de folhas, fechado no meu quarto abafado, sem quase ver a luz do sol. Vou parecer um naufrago quando chegarem os dias derradeiros (nem a barba me vou dar ao trabalho de desfazer - também não há problema, já se tornou a minha imagem de marca).

Hoje estava a dar uma vista de olhos pelo livro de preparação de exames de português e encontrei um excerto do "Livro do Desassossego" de Bernardo Soares que achei pertinente partilhar aqui no blog, como consolo destes últimos dias sem nenhuma novidade. Aqui fica:

"Para se ser feliz é preciso saber-se que se é feliz. Não há felicidade em dormir sem sonhos, senão somente em se despertar sabendo que se dormiu sem sonhos. A felicidade está fora da felicidade. Não há felicidade senão com conhecimento. Mas o conhecimento da felicidade é infeliz; porque conhecer-se feliz é conhecer-se passando pela felicidade, e tendo, logo já, que deixá-la atrás. Saber é matar, na felicidade como em tudo. Não saber, porém, é não existir."

Uma ilustração do meu estado de espírito.


Sem comentários: